ISRAEL E IGREJA: DOIS POVOS DISTINTOS?
18/04/2011 19:00Israel e Igreja: dois povos distintos?
Absolutamente não! O judaísmo dos dias de Yeshua estava decadente e a mensagem do Mestre e seus apóstolos trouxe-lhes plena restauração. Note que estava nos planos de Deus, não criar outra religião, mas reconstruir a religião que Deus deu a Israel, adaptando-a para os gentios, para que eles também entrassem nesse mesmo povo - Israel:
“Depois disto, voltarei e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; levantá-lo-ei das suas ruínas e tornarei a edificá-lo. Para que o resto dos homens busque ao Senhor; e também todos os gentios sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor que faz todas estas coisas.” At 15:16-18
No Mashiach (Messias), o tabernáculo foi restaurado. Assim, a Igreja não é uma nova instituição, mas a reconstrução do judaísmo puro e a continuidade dos planos divinos que começaram em Abraão.
Importante: O sistema levítico ou aarônico para expiação do pecado, teve cumprimento pleno com o sacrifício real e definitivo de Yeshua, o verdadeiro Cordeiro que tirou o pecado do mundo. O sacerdócio que passou a vigorar a partir da cruz é o de Melquisedeque, no qual Yeshua foi constituído Sumo Sacerdote.
Daí por diante, mesmo que os judeus prosseguissem sacrificando animais, estes sacrifícios já não tinham nenhum efeito espiritual. A sombra, o típico, já estava extinto, dando lugar ao real. Esta é uma grande diferença entre o povo de Israel que permanece endurecido, e o Israel que recebeu a Nova Aliança através do Messias Yeshua. O Judaísmo que confia em Yeshua HaMashiach cumpre os planos de Deus.
A Igreja perde a sua Identidade original e se torna outra religião totalmente separada do Judaísmo bíblico
O crentes em Yeshua (Jesus) que não são judeus, precisam ter a conciência de que devem retornar para a teologia original e verdadeira da Igreja do primeiro século. Devemos conservar as doutrinas e fé apostólicas. Será que a Igreja do primeiro século usava imagens de esculturas no culto a Deus? Será que eles oravam a mãe de Jesus, durante os cultos? Será que eles subsitituiram a observância do shabat para o primeiro dia da semana? Será que eles criam a três deuses iguais e independentes ou em um único Deus? Lembre-se que o ministério da Igreja edificada pelo Messias era composto por judeus-crentes (os apóstolos), e como judeus eles não tinham tais práticas e crenças, muito menos fundaram uma nova religião chamada "Cristianismo", antes conservavam a teologia judaica. Veja: "Mas confesso-te isto que, conforme o Caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais crendo em tudo quanto está escrito na Torah (Lei) e nos profetas." (Atos 24.14). A Igreja de Yeshua era tão conservadora do Judaísmo bíblico que Estêvam, cheio do Espírito Santo, denunciou os judeus descrentes de não obedecerem a Torah: "Vocês, que receberam a Torah por intermédio de anjos, mas não a guardaram." (Atos 7.53). Isso nos mostra que, enquanto a parte de Israel que foi endurecida era o Judaísmo desobediente a Torah, a parte de Israel que aceitou a Nova Aliança estabelecida através de Yeshua, constituia o Judaísmo obediente. Os gentios, quando aceitavam a Nova Aliança, eram enxertados nesse Israel obediente. Absorviam a teologia judaica, Os gentios que entravam na Igreja do primeiro século reconheciam a autoridade do judeu crente em ensinar, aliais, os gentios aprenderam o Evangelho de Yeshua e as profecias do Tanach (as Escrituras), com os judeus crentes no Messias que lideravam a Igreja.
Prezado leitor, agora compare essa Igreja original com a Igreja nos dias de hoje. Os cristãos parecem não ter nenhuma afinidade com Israel e se distanciaram muito da teologia judaica. Preferem crer em mandamentos de homens que se dizem profetas, em novas "revelações" que sempre resultam na fundação de uma denominação religiosa, mas que nunca traz a Igreja de volta para o seu estado original. Essas denominações estão em busca de "reformar" uma religião, quando o interesse devia ser "restaurar" para se chegar originalidade do evangelho. E onde está o original? Em uma religião criada nos EUA, no Japão, no Brasil? Não! A originalidade está na Igreja de Jerusalém! Essa é a Igreja modelo. A teologia verdadeira é a teologia dos apóstolos: a teologia judaica. A Igreja nasceu em Sião, e para lá ela deve voltar. Quando a Igreja quis se tornar em outra religião, se afastando da religião judaica, ela se apostatou, se tornado na Instituição Católica Romana. A Igreja hoje, deve buscar se parecer mais com aquele Israel obediente que era a Igreja do primeiro século. A Torah não passou, ela foi adaptada aos gentios. Yeshua ensinou as pessoas a guardar a Torah da maneira correta no período da Nova Aliança. Isso podemos ver em todas as passagens do Evangelho. A exemplo disso, temos o famoso Sermão do Monte em Mateus capítulo 5, no qual Yeshua explica os mandamentos de carater moral da Torah.
Então, a Igreja é uma nova religião? Claro que não. Esta é a verdadeira naturaza e identidade da Igreja: A PARTE DE ISRAEL QUE É OBEDIENTE A TORAH E CRER NO MESSIAS. É A RESTAURAÇÃO DO VERDADEIRO JUDAÍSMO BÍBLICO.
O JUDAÍSMO SEM O MESSIAS ESTÁ INCOMPLETO.
A IGREJA SEM A OBEDIÊNCIA, TAMBÉM.
O JUDAÍSMO MESSIÂNICO VEM UNIR OS DOIS: O MESSIAS COM A OBEDIÊNCIA E O RETORNO A TEOLOGIA BÍBLICA-JUDAICA SE A INTERFERÊNCIA DO PAGANISMO.
Quem se une a minha voz neste processo de restauração da Igreja, rumo à Igreja do primeiro século?!
———
Voltar